sábado, 13 de abril de 2013

Sobre médic@s, professor@s, advogad@s, dentist@s, ator@s, noss@s vizinh@s....

Hoje recebi um email de um amigo com um link para uma coluna da Folha sobre homossexuais e o armário (Coluna do Alexandre Vidal Porto). Em tempos de facebook, Twitter e tantas outras mídias sociais receber tal coluna por email me fez pensar... por que não postar no facebook tal texto? As pessoas colocam de um tudo no facebook hoje em dia: fotos de viagem, comentários esdrúxulos, horóscopo (fiz isso hoje)... mas me parece que quando a questão é sobre a nossa sexualidade, o silêncio se mantém, mesmo que não seja algo pessoal, pois ainda existe o medo de associação direta ou indireta. Aquele velho medo de adolescente de que as pessoas possam pensar que somos gays porque gostamos da Madonna, ou da Lady Gaga para os mais jovens.

Ironicamente, a coluna fala justamente sobre a importância de sairmos da armário para que as pessoas possam ver mais gays, bichas, veados, homossexuais, entendidos, lésbicas, sapatões..... Visibilidade é fundamental para que as pessoas não achem que ser gay é simplesmente uma questão pessoal que não deva ser vista ou publicada ou como diz o Alexandre Vidal Porto na coluna melhor do que eu poderia tentar dizer "Que não é preciso ser triste, irresponsável e fracassado para ser gay, que não há nada de feio ou indigno na expressão de seu amor."

E o texto vindo por email e não em uma mídia social me trouxe a seguinte pergunta: Qual é a imagem que devemos "publicar" para os outros? A de que não há problema em se falar sobre isso tranquilamente ou a de que para se ter sucesso na vida é preciso ficar no armário? Hoje penso bastante sobre isso e em todos os anos em que me mantive em silêncio por medo de perder meu emprego ou de ter comentários negativos dos pais dos alunos, dos alunos ou de outros colegas de trabalho, sem falar da família. Afinal, ao ficarmos no armário, a imagem que mostramos a todos é a de que existe uma relação sucesso-armário, ou seja, se ficamos no armário garantimos mais sucesso.  Pois somos bons professor@s, médic@s, dentist@s, advogad@s, ator@s, mas ao silenciarmos sobre nossa orientação sexual, a conclusão que passamos é simples: "Fiquem no armário, é melhor assim".

É justamente isso que quero lutar contra. Quero superar esses anos de silêncio falando abertamente sobre o que sou e como sou e mostrar que não há motivo para mantermos o silêncio. E se há, esses motivos precisam ser combatidos. Não há porque não falarmos que somos o que somos, é preciso superar a nossa vergonha pessoal, o nosso medo e deixar que as pessoas vejam que a nossa orientação sexual não influencia em nada no nosso sucesso, na nossa vida profissional.

Penso nos professores que ficam no armário achando que os alunos não sabem de nada (o primeiro post eu falei sobre a mentira que vivemos achando que as pessoas não sabem que somos...). E hoje penso que professor@s, médic@s, dentist@s, advogad@s, ator@s, etc precisam falar abertamente sobre isso para que os jovens possam ver que a possibilidade de sermos gays abertamente é viável. Não é preciso dizer "it gets better", é preciso dizer já está melhor ("It gets better" é uma campanha americana para os jovens em que várias personalidades gravaram vídeos dizendo aos jovens que tudo melhorará (http://www.itgetsbetter.org).

O texto do Alexandre Vidal é justamente sobre isso, Daniela Mercury é um grande exemplo para nós e como ela é preciso de mais e mais pessoas, em vários setores da nossa vida. Um artista ajuda muito, mas um/a professor/a, um/a médico/a, um/a vizinho/a, um/a amigo/a ajudam muito mais porque traz proximidade para a realidade das coisas. Não basta olhar para a TV, é preciso olhar para os lados e ver que a vida fora do armário é muito mais simples do que imaginamos, é mais honesta, é mais bonita.


2 comentários:

  1. Olhar para os lados e encontrar um reconhecimento, importante. Ótimo texto em um ótimo momento. Quando me perguntam sobre minha coragem em falar da minha vida, da minha soropositividade minha resposta é sempre a mesma: Não vejo como coragem, vejo como o caminho normal, se não fizer assim deixarei de ser eu, deixarei de existir!
    Parabéns pelo texto e a atitude na vida!

    ResponderExcluir
  2. João, você é lindo e me emociona. Como viver é difícil ... e ter que ser quem não se é, muito mais. Seu texto me faz pensar e procurar entender, cada dia mais, como a sexualidade é somente um aspecto de nossa existência. E quantas pessoas perdem de conviver com outras pessoas maravilhosas, por medo ... medo de tantas coisas, é até possível entender, mas muitas vezes esse medo se transforma em crueldade e, aí, a gente tem que se confrontar. João, sua vocação para escrever tem função social profunda. Escreva mais e mais!

    ResponderExcluir